Você já parou pra pensar por quantas etapas seu computador passa para inicializar? Se sim mas nunca soube quais eram essas etapas veja agora:
Boot
BOOT é o processo de inicialização de um computador. Inicia quando o computador é ligado e termina quando todo sistema operacional é carregado para a memória RAM. Nesse período ocorrem algumas tarefas especiais do computador, como carregar o POST, permitir o acesso do usuário ao Setup, iniciar todos os periféricos do computador e iniciar o arquivo de carregamento do sistema operacional. Após os processos iniciais, o Boot procura qual é o dispositivo com instruções de sistema operacional ativo. Quando o Boot acha a memória auxiliar com essas características, ele carrega o MBR (Master Boot Record) do dispositivo, e esse é o último processo do boot, pois a partir deste momento, o sistema operacional começa a carregar.
Post
POST (Power On Self Test), é o nome dado ao teste feito em todas as peças do computador durante o BOOT. O POST nada mais é que um programa que roda diretamente da BIOS, e através dele são testados todos os componentes internos do computador. Se algum componente importante estiver danificado, o POST emite um sinal de erro, e não continua o teste até que o usuário arrume a peça defeituosa. Existem alguns periféricos que o POST não testa, pois não são essenciais para o funcionamento do computador como caixas de som, ou porque não são peças controladas por hardware, como por exemplo, o mouse, que é controlado pelo próprio sistema operacional.
CMOS, Bios
CMOS (Complementary Metal Oxide Semi-conductor) é a tecnologia usada na criação de circuitos integrados, como processadores, chips de memória e a Bios. É comum confundirem a CMOS como se fosse os próprios circuitos integrados, quando na verdade é apenas o material usado na criação dos mesmos. Bios ou Basic Input Output System, é por muitos considerada a terceira peça de maior importância dentro do computador, já que a Bios é a peça responsável por endereçar todas as comunicações entre os componentes do computador, além de traçar todas as rotas de informação na placa-mãe.
Setup
O Setup, é um programa contido dentro da Bios, que tem a função de configurar alguns parâmetros de comunicação do hardware, ordem de leitura dos dispositivos e é onde encontra-se o relógio do sistema. As opções no setup mudam de acordo com o fabricante, ou modelo da placa-mãe. É importante ressaltar que dentro do setup existem algumas configurações que não devem ser alteradas pelo usuário, ou o computador pode não funcionar com a mesma eficiência, ou até mesmo perder a comunicação com algum periférico. O recomendado é sempre utiçizar o manual da placa-mãe para consultar as alterações pretendidas no setup, a fim de não ativar ou desativar ou desativar opções erradas. Para acessar o Setup durante o processo de Boot pressione a tecla “Delete”. Algumas placas possuem outras teclas para acessar o Setup com a tecla F2.
Virtualização
Virtualização na informática é o tempo usado para definir o uso de uma ou mais plataformas completamente virtuais, utilizando-se de um terminal físico.
Obrigado por lerem até aqui! Até a próxima postagem!